André Firmiano de Guanhães, Minas Gerais
Devo assumir que me surpreendi muito com as fotos e que até cheguei a cogitar a possibilidade deste ser um belo artesanato. Existem muitas características que me lembram a ordem Odonata (libélulas e donzelinhas): os olhos, as pernas e as asas, porém o corpo peludo...
Na minha resposta de prontidão, eu disse: "UAU! Me surpreendi com uma única foto que abri, ainda não tenho nenhuma resposta de pronto, mas darei o melhor de mim na identificação."
André Firmiano: Quanto ao outro inseto (o primeiro era a borboleta caixão-de-defunto), também fiquei muito curioso. Pois, sou recém formado em Biologia e trabalho em uma Unidade de Conservação da minha cidade.
No Parque Estadual Serra da Candoga, ele não possui muitos atratativos não e foi criado em 1994, onde as fotos foram tiradas.
A foto daquele inseto, foi tirada por acaso e eu não estava com uma máquina muito boa neste dia. Era meu primeiro dia de reconhecimento do parque, voltei várias vezes no
local onde foi tirada a foto e não consegui mais vê-lo.
Valeu ! muito obrigado pela atenção.
Cesar: Tive que "pedir a ajuda dos universitários":
Daniel Marlos: Hi Cesar,
I think it is an Owlfly.
May I post the pictures?
Cesar: Owlflies (inseto-voador-coruja, na minha melhor tradução) são insetos da ordem Neuroptera, família Ascalaphidae. O inseto mais conhecido da ordem neuroptera aqui no Brasil é o bicho-lixeiro (crisopídeo).
Mas a partir daí veio o segundo problema: Esta chave taxonômica diz que a família Ascalaphidae tem as antenas maiores do que a metade do comprimento das asas anteriores, enquanto a família Myrmeleontidae tem as antenas mais curtas do que a metade do comprimento das asas.
E agora? Myrmeleontidae têm o abdome fininho! Seria uma excessão em qual família? Ou seria uma terceira família, já que a chave diz: "Algumas" famílias de Neuroptera?
Tendo confirmado que Albardiinae é uma subfamília de Ascalaphidae com um único representante vivo, Albardia furcata, o problema foi solucionado.
Este inseto parece ser muito raro, e não deve ter um nome comum. Como inseto-voador-coruja não vai colar, seria legal uma campanha para batizarmos o bichinho!
Agradeço profundamente a Daniel Marlos e What's That Bug? pela elucidação deste mistério.
Como irmã do autor deste blog, devo confessar que o mistério da Albardia Furcata também me mobilizou. É um animal incrível, tão incrível que, à primeira vista, você fica na dúvida se esse animal realmente existe!!!!! Muito legal ver esse mistério solucionado :D
ResponderExcluirPode me chamar de Cesar, hehe!
ExcluirÉ isso aí, voce está certo!Sou estudante de Biologia pela UNEB e estou trabalhando com Neuroptera. Este inseto é da família Ascalaphidae, subfamília Albardiinae e a espécie que se tem registroaqui no BRA é Albardia furcata. São da Ordem Neuroptera. Coletei um desses há alguns meses aqui em Pernambuco. Eles ocorrem desde o Pará té o RJ. Muito boa a foto, parabéns!!
ResponderExcluir