Leandro Corrêa de Poços de Caldas, Minas Gerais.
Assim que abri as imagens me lembrei de Insetos do Brasil, onde logo na primeira página deste capítulo diz:
No Brasil não ha as curiosas formas da família Phyllidae, observadas nas regiões Indo-Malaia e Etiopica, de corpo deprimido e alargado, que se parecem extraordinariamente com folhas. Ha, todavia , as especies de Prisopus, que, pelo aspecto e coloração, podem ser confundidas com os liquens que vegetam sobre o tronco das arvores.
Pela nossa localização, as espécies de Prisopus sp. que encontrei são: Prisopus horstokkii, Prisopus phacellus, Prisopus spiniceps (sem imagem), Prisopus spinicollis e Prisopus wolfgangjunki (sem imagem), sendo que as duas últimas parecem ser mais comuns, pois são as duas únicas citadas em Sinopse dos Phasmatodea (Insecta) Descritos para o Brasil.
Baseado nos dados disponíveis, não pude determinar a espécie, mas como eu acho que os Phasmida são um grupo realmente muito difícil, os indivíduos me parecem iguais estando em famílias diferentes, Prisopus sp. me parece uma ótima identificação.
Quanto à coloração do ventre do bichinho, até por não necessitar de camuflagem nesta região, isto me parece normal e pode ser visto neste macho de Prisopus occipitalis (Prisopodidae, Prisopodinae, Prisopodini). O seu indivíduo eu acredito que seja uma fêmea.
Leandro: Olá César, obrigado pela ajuda, acredito que esse inseto que encontrei ontem de manhã vai ser uma das espécies que não tem foto, porque apesar das outras espécies com foto terem o mesmo formato do corpo desse bicho que não é muito alongado como a maioria dos bichos-paus, a coloração é diferente o meu tem vários tons de verde, as suas asas embora eu só abri elas um pouco, são listradas como o prisopus occipitalis, porém não de marrom e sim de cinza claro e preto fosco.
(...)
O inseto folha da ilha de Bornéu é aparentado a família dos bichos -paus?
Cesar: Leandro, eu concordo que esta deve ser uma espécie sem imagens identificadas na internet. Porém, é possível que, com um tempo, algum especialista em Phasmida (ou não) nos forneça uma identificação de espécie (minhas apostas em P. spinicollis, o nome em latim sugere que haja espinhos em N1). Quanto à coloração, insetos alfinetados como estes das imagens, tendem a ficar marrons mesmo. Eles são esverdeados originalmente, mas a coloração muda, compare as imagens 1 e 2 e também 3 e 4.
Os bichos-folha são aparentados dos bichos-pau na ordem Phasmida, mas pertencem à família Phylliidae.
Atualização Dez/2.016 - Pedro Alvaro Neves: Fêmea adulta de Prisopus sacratus
Fantastico! tinha q ser em Poços de Caldas terra boa!!!!!!!!
ResponderExcluir