Isabelle de Neves Paulista, São Paulo.
Isabelle, ambas pertencem à família Sphingidae e devem ser consideradas mariposas.
A da esquerda é uma Protambulyx strigilis (Smerinthinae: Smerinthini). Agrolink registra esta espécie como praga da cultura do caju e a principal na cultura do mamão.
A espécie da direita me parece ser Pachylioides resumens (Macroglossinae: Dilophonotini).
Ambas as espécies estão registradas para São Paulo neste documento, que tenho usado muito aqui para identificar as nossas "mariposas-falcão".
Também tive que montar uma espécie de coleção na minha graduação(com vermes e uns poucos artrópodes. Para conservar, nós utilizavamos formol para os vermes e alcool glicerinado para os artrópodes). Mas vendo a galerinha da biologia montando essas coleções entomológicas usando um isopor e alfinetes, fiquei com as seguinte dúvidas:
ResponderExcluir1 - Como os insetos são sacrificados? Eles são espetados vivos?
2- Como é feita a conservação desse tipo de coleção?
Tami, dá uma olhada a partir da página 38: http://books.google.com.br/books?id=9xirLgZDc04C&pg=PA38&lpg=PA38&dq=c%C3%A2mera+mort%C3%ADfera+insetos&source=bl&ots=XNmPfzSwCY&sig=KfkSV9VjUXeINh0OdjtBDHq2fa0&hl=pt&sa=X&ei=lmqWUd_6G4Tc9QTvpoC4AQ&ved=0CC0Q6AEwAA#v=onepage&q=c%C3%A2mera%20mort%C3%ADfera%20insetos&f=false
ResponderExcluirCésar! Esse link está "muito louco" não consegui acessar não!!!:(
ResponderExcluirEu achei estranho a forma que ele saiu, mas eu consigo selecioná-lo todinho, clicar com o direito e abrir a página, vai direto ao ponto.
ResponderExcluirVai por aqui: http://books.google.com.br/books?id=9xirLgZDc04C&pg
Clica na capa e vai até a pág. 38