Dando continuidade às postagens sobre mimetismo. Em maio, eu falei em uma postagem que, onde quer que hajam besouros da família Lycidae, lá estarão outros insetos se passando por eles, para evitarem ser comidos por causa do gosto ruim que licídeos têm.
Entre os insetos que imitam os licídeos, se destacam os besouros-cerradores da família Cerambycidae. E quando eu digo que eles se destacam, eu não estou brincando. Para se ter uma ideia, separei alguns poucos exemplos. Eu os organizei em ordem alfabética para ajudar, notem que eu não repeti espécies do mesmo gênero e que só escolhi aqueles onde o mimetismo é mais evidente. Notem também que as espécies estão divididas em subfamílias e tribos diferentes (Duvido que alguém tenha paciência!).
A última imagem é do licídeo modelo. O cerambicídeo e o licídeo eu fotografei no mesmo lugar e na mesma época. O cerambicídeo eu creio que seja uma tringentésima espécie: Mallosoma zonatum (Cerambycidae: Cerambycinae: Heteropsini); estou acreditando que errei na identificação da Lúcia). O licídeo é provavelmente Calopteron sp..
Atualização Mai/2.017 - Elynton Nascimento: O Lycidae é um Plateros sp. (Lycinae: Platerodini).
Nenhum comentário:
Postar um comentário