domingo, 3 de novembro de 2013

Besouros no Rio de Janeiro

Cesar
Acabei de postar seus comentários sobre minhas fotos no meu site. Mais uma vez lhe agradeço e mando algumas fotos para, quando você puder, me ajudar na identificação das mesmas.
Grande abraço
Cantharidae
Cantharidae
Meloidae
Tenebrionidae
      Fiorito, gosto de separar os bichinhos em grupos mais próximos para facilitar as pesquisas, mas achei uma relação entre estes besouros que achei interessante postar assim.
     O primeiro é um besouro-soldado da família Cantharidae, muito parecido com o cerambicídeo que eu fotografei e também, claro, mimetiza licídeos, o que é mais comum em Chauliognathus spp., mas não tenho certeza sobre este. O segundo é mais um cantarídeo, este com um padrão de coloração tão comum na família que também não vou me arriscar no gênero. Eles se assemelham com alguns membros da família Meloidae, podem estar envolvidos em uma relação de mimetismo, embora os próprios cantarídeos parecem não ser muito degustáveis. Por isso relacionei com o quarto, um arrebenta-bois da família Meloidae, Epicauta sp. (Meloinae: Epicautini).
     O besouro seguinte é da família Tenebrionidae, se relaciona com o meloídeo na superfamília Tenebrionoidea. Esta é uma família muito difícil pois muitos não variam muito em morfologia. Na galeria de Pybio, acho mais próximo de Milaris maxima mas não duvidaria de outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário