Todas as borboletas foram fotografadas no Parque Natural Municipal Chico Mendes, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro.
Todas as borboletas foram visualizadas e fotografadas apenas uma vez, portanto acho que devam ser bastante raras, pois frequento com frequência este parque.
Não conseguir identificar as espécies, mesmo procurando em sites especializados, talvez por falta de prática no assunto.
Regis Silbar do Rio de Janeiro, capital.
Regis, eu estou com dificuldade em expressar a dificuldade, principalmente para a identificação das três últimas imagens*. Há um alto contraste entre luz e sombra nas imagens que prejudicaram a visão dos padrões alares. Em muitas borboletas também, é realmente bem difícil dar um bom palpite vendo apenas um dos lados das asas. Creio também que as imagens tenham sido tiradas a uma boa distância.
A primeira por exemplo, me parece Tegosa cf. claudina (Nymphalidae: Nymphalinae: Melitaeini), muito mais fácil de ser reconhecida vendo o lado superior das asas e a cor parece muito saturada.
A segunda é Pieridae, há uma série delas com padrões alares semelhantes, suponho que seja uma Ascia monuste.
Terceira e quarta são Lycaeinidae: Theclinae, sem palpite de espécie, mas a quarta dá pra ver que é algo próximo de Ostrinotes (há muitos bichos semelhantes 1, 2, 3...). De acordo com Learn About Butterflies, quase todas as nossas Theclinae são Eumaeini, esntão já temos uma identificação na tribo pra elas.
*Aquela que seria a última, estou postando na próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário