Cesar, apesar de estarmos no dia dos Hymenóteros, esta esta tenho particular interesse, estavam comendo os bulbos de Estrela D'Alva (Eucharis grandiflora). Houve um dia em que encontramos uma enormidade de mariposas na planta, mas não vimos lagartas. As pupas tinham ficado na terra. Como não havia estrago nas folhas e como algumas plantas estavam morrendo, desenterramos os bulbos e a maioria deles estava roida e apodrecida no centro. Seguem as fotos das mariposas, e dois tipos de lagartas (a menorzinha só descobri que era diferente pela foto)
Elvenar Reis Laranjeira de São Caetano do Sul, São Paulo.
Elvenar, eu acho que não entendi bem a questão das larvas. Elas estavam juntas? Se alguma das duas larvas é a da mariposa, eu suponho que sejam às da esquerda. A espécie é Xanthopastis timais (Noctuidae: Noctuinae: Glottulini e elas são semelhantes às mais jovens em PyBio. São chamadas mariposas-espanholas (Spanish Moth), não entendo o porquê, mas suponho que seja por causa de seu belo vestido.
As lagartas da direita eu suponho que sejam as menores por comparação com o tamanho dos grãozinhos de terra. Não sei o que é, mas suponho que seja um instar bem novinho de algum saturniídeo.
Atualização: As larvas da mariposa adulta podem ser vistas nesta postagem.
Atualização: As larvas da mariposa adulta podem ser vistas nesta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário