Cesar, a região onde moro está no período de chuvas e começou aparecer vários besouros como esse aí da foto aqui na minha casa, você por favor poderia identificar a espécie e dizer se tem mesmo alguma relação com o clima chuvoso? Obrigado.
Lucas Laybs de Paraipaba, Ceará.
Lucas, ainda não consegui determinar a espécie, mas ele tem tudo de Cyclocephala sp. (Scarabaeidae: Dynastinae: Cyclocephalini). Suas larvas são subterrâneas e danificam as raízes das plantas.
A sua associação da abundância dos besouros com as chuvas está correta, não sei falar muito sobre, mas nestes dois documentos é descrita esta relação:
"Várias espécies de Scarabaeidae são registradas ocorrendo no Brasil e estes insetos apresentam características biológicas e adaptações típicas para o período de estiagem de inverno, geralmente os adultos surgem com maior intensidade a partir das primeiras chuvas em setembro e as larvas causam prejuízos às culturas agrícolas nos meses de verão (GASSEN, 1999)." (...) "Os adultos desta espécie (Cyclocephala melanocephala) foram encontrados alimentando-se do capítulo e semente da planta e ocorrendo em maiores quantidade nos meses de janeiro a março, embora no começo das chuvas (outubro) já seja facilmente encontrado nas lavouras." Aspectos biológicos de Cyclocephala tucumana (Brethes, 1904) e Cyclocephala melanocephala (Fabricius, 1775) (Coleoptera: Scarabaeidae), (Gerson Aler de Lima Nogueira, Dez. 2011)
"Cyclocephala sp. (Dynastidae) foi a espécie mais abundante, com 296 indivíduos (Tabela 2 e Figura 2), tendo apresentado pico populacional no mês de setembro, com 224 indivíduos (Tabela 2), representando 75,67% do total de indivíduos desse grupo para esse mês. Este pico populacional ocorreu no período que antecede o início da época de chuvas, confirmando que esse fator climático é importante para o aparecimento de determinadas espécies de coleópteros" FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE COLEOPTERA EM PLANTIO DE Eucalyptus urophylla NO MUNICÍPIO DE TRÊS MARIAS, MINAS GERAIS PINTO, R.; ZANUNCIO JUNIOR., J.S.; FERREIRA, J.A.M.; ZANUNCIO, J.C Dez 2000)
Nenhum comentário:
Postar um comentário