sábado, 3 de maio de 2014

Lagarta Dynastor Parasitada por Moscas em Minas Gerais

Olá Cesar, apareceram 4 exemplares dessa lagarta aqui em casa, somente em bromélias, não encontrei nada na internet. O que mais nos intrigou é que ela fica de cabeça para baixo na folha e ela é "brava" quando foi pega, ainda bem que foi com pinça pois ela ataca e morde repetidas vezes, nunca havia visto lagarta morder antes e também solta um líquido verde...ela é perigosa? Esse líquido causa queimadura ou ardor? Esses "chifres" são ferrões? O que pode me dizer sobe elas? Agradeço, obrigada.
Ray Camargos de Setubinha, Minas gerais.
 
      Ray, infelizmente eu posso responder poucas das suas perguntas. Esta é uma lagarta de Dynastor sp. (Nymphalidae: Morphinae: brassolini), uma borboleta de grandes proporções, a mais comum na nossa região é D. napoleon. Não sei falar sobre a agressividade desta lagarta, nem sobre o líquido que ela expeliu, mas posso dizer que os chifres e a cauda bifurcada é comum neste grupo, e que elas, normalmente, são totalmente seguras para serem manuseadas.
     O que se nota claramente nela, é que ela está parasitada por vespas, provavelmente da família Braconidae e ela não poderá chegar à fase adulta. Apenas conjecturando, isto pode estar trazendo um estresse para o bicho.

Atualização 23/06/2.014 - Pedro Álvares Neves: Esta é uma Dynastor darius, a lagarta de D. napoleon é diferente.
O parasitóide neste caso não são vespas, mas moscas Tachinidae, os ovos são bem visíveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário