1 - Riodina lycisca
2 - Charis cadytis
3 - Parana soana bacana ( Esta não tenho certeza - localizei através de ajuda no Facebook e em um site: Butterflies Of America.
4 - Cyllopoda sp.
Abraço!
Abraço!
Davidson Moreira de Contagem, Minas Gerais.
1 - Vou apostar também que seja R. lycisca, mas noto que a faixa das asas superiores parecem incompletas. Learn About Butterflies diz que esta é a única espécie de Riodina que não tem a parte negra abaixo do alaranjado nas asas inferiores. A página de Butterflies Of America mostra o holótipo totalmente sem o alaranjado, presente na outra galeria, o que talvez seja dimorfismo sexual.
2 - Riodinideos são muito difíceis, pois muitas espécies mimetizam outras e há gêneros que são quase indistinguíveis. Este exemplar de Charis cadytis também tem a marca alaranjada diferente da maioria, mas em Butterflies Of America nós vemos uma boa possibilidade de variação.
3 - Só corrijo para Panara, não Parana e eu não sei se dá pra falar em subespécie. Todas até aqui são Riodinidae: Riodininae.
4 - Alterei a ordem, pois no seu envio esta era a primeira. Eu tinha desistido de postá-la junto com os riodinídeos, pois Cyllopoda é um gênero de mariposas (Geometridae: Sterrhinae: Cyllopodini), já tivemos aqui uma boa discussão (e uma boa confusão) com estas borboletas pelas muitas espécies semelhantes, um grupo que envolve borboletas e mariposas de várias famílias. A minha decisão de postar juntas está no fato de que este grupo também inclui riodinídeos, mas notem que a mariposa aqui registrada, tem antenas com pelinhos, enquanto as borboletas têm um alargamento na ponta das antenas.
Parabéns pelas identificações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário