Boa noite, Cesar.
Encontrei seu site por acaso tentando identificar um inseto e adorei!
Posto aqui por conta de um grilo que nunca vi antes e não achei nada na net. Gostaria de saber mais sobre ele, o fotografei num passeio a Foz do Iguaçu na trilha das cataratas. O carinha tem aproximadamente 1,5cm é preto e com manchas bem vivas em vermelho, azul e amarelo, não tinha asas.
Quando o vi pensei ser uma formiga pelo andar e pela movimentação das antenas (Que são maiores que o corpo mas não consegui capturar na foto) que possuem uma mancha clara próxima da base.
Mesmo com as pernas traseiras caracerísticas de grilo ele não pulava, mas andava e parava com movimentação rápida, contínua e alternada das antenas, parecendo uma formiga.
Wallace de Rio de Janeiro, capital.
Wallace, o bichinho ainda não tem asas por se tratar de uma ninfa, um filhotinho e é daí que vem a dificuldade, os adultos serão, provavelmente, totalmente diferentes, talvez não tenhamos nenhuma imagem semelhante com identificação para compararmos.
O que posso dizer é que todas as ninfas de morfologia semelhante à esta são se esperanças Tettigoniidae: Phaneropterinae (1 e 2).
Até encontrei um registro semelhante na mesma localidade (seria seu o registro!?), mas não está bem identificado. Há registros semelhantes também na galeria de PyBio (1 e 2), que me parecem indicar que os adultos sejam verdes.
Atualização 03/10/2.014: Holger Braun: Una ninfa de Scaphura. ¡Saludos!
Cesar: Muchas gracias, Holger!
Atualização 03/10/2.014: Holger Braun: Una ninfa de Scaphura. ¡Saludos!
Cesar: Muchas gracias, Holger!
Nenhum comentário:
Postar um comentário