O Brasil possui mais de 4.000 espécies de aranhas catalogadas. Nesta página estão listadas as aranhas mais comuns e facilmente identificáveis. Insetologia não apoia o abate indiscriminado de nenhum animal, incluindo aranhas que são, em geral, animais benéficos que se alimentam de pragas indesejáveis. Porém, se o tiver feito, melhor é doar o seu exemplar para estudo, ser usado por profissionais e estudantes do que ir para o cesto de lixo. Se tiver interesse em doá-lo, você pode fazer um envio via SEDEX para:
Lab. Esp. Coleções Zoológicas - Instituto Butantan
05503-900 São Paulo - SP Brasil
Esta página não seria possível sem a ajuda do
Dr. Brescovit que tem colaborado com a maioria das identificações de aranhas neste site.
Uma das formas mais eficientes de se identificar aranhas é olhando o arranjo ocular. Tendo coletado a aranha em um frasco ou fotografado com nitidez seus olhos, você pode comparar com a tabela abaixo. Algumas aranhas semelhantes têm arranjos de olhos diferentes, algumas com arranjos semelhantes têm morfologia diferente. Clicando nas imagens, será aberta uma pesquisa de famílias.
SUBORDEM ARANEOMORPHAE ARANHAS VERDADEIRAS
Família Anyphaenidae
Família Araneidae
Subfamília Nephilinae (consideradas até recentemente família Nephilidae) e gênero Trichonephila, considerada recentemente Nephila.
FAMÍLIA THERIDIIDAE
Aranhas da família Theridiidae são aranhas tranquilas que tendem a se fingir de mortas e lançar-se de sua teia ao se sentirem ameaçadas.
Aranhas Viúvas Latrodectus sp.
Aranhas viúvas têm peçonha potente de efeito neurotóxico. Apesar da espécie L. geometricus ser comum em ambientes modificados pelo homem, não causa muitos acidentes. O Brasil não fabrica soro para Latrodectus spp. Teridiídeos são aranhas tímidas, acidentes normalmente acontecem se a aranha se encontrar em uma peça do vestuário.
Esta é uma das raras famílias onde as espécies não possuem glândulas de peçonha.
Família Miturgidae
Família Oxyopidae
ARANHAS CAÇADORAS EXCLUINDO SALTICIDAE
Considerada aracnídeo de importância médica devido ao número de acidentes causados. Picadas podem causar uma ferida local, não causando acidentes graves.
Outros gêneros
Família Senoculidae
FAMÍLIA CTENIDAE
Aranhas armadeiras têm peçonha potente e neurotóxica. A maioria dos acidentes no Brasil são considerados leves, em casos graves e em crianças de cinco anos ou menos, faz-se necessária a aplicação de soro
Aranhas-Marrom Loxosceles spp.
A peçonha de Loxosceles spp. é potente e necrosante, causando acidentes graves. Faz-se necessária a aplicação de soro. São aranhas tranquilas que não picam se não forem pressionadas contra o corpo, o que ocorre geralmente quando se encontram em roupas ou calçados.
SUBORDEM MYGALOMORPHAE ARANHAS CARANGUEJEIRAS
Aranhas caranguejeiras da
família Theraphosidae podem expelir pelos abdominais que causam irritação na pele, olhos e vias respiratórias.
Trechona venosa (Dipluridae), aparentemente tem peçonha potente em humanos.
Família Theraphosidae (Caranguejeiras verdadeiras)
Outras Famílias