segunda-feira, 8 de outubro de 2012
Mariposa Dysschema sacrifica
Esta mariposa é uma Dysschema sacrifica, uma das muitas espécies da subfamília Arctiinae,, família Erebidae conhecidas por mariposa tigre, em tradução literal do inglês Tiger-moth. Não confundí-la com Danaus chrysippus, de nome popular homônimo (em espanhol), mas que nem mariposa vem a ser, pois se trata de uma borboleta.
Esta espécie é extremamente tóxica para qualquer animal que se atrever a saboreá-la. Não sei quanto à espécie em questão, mas muitas mariposas desta mesma tribo usam frequências ultrassônicas capazes de confundir os morcegos ou avisá-los de sua periculosidade. Sorte deles! 80% dos indivíduos desta espécie são machos, e há dimorfismo sexual. As fêmas são maiores e suas asas de baixo são mais escuras que as dos machos. Esta mariposa estava na parede de casa no momento da foto. Obrigado pela visita, volte sempre!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá César!
ResponderExcluiragora venho é endossar sua ID! Uma vez, um mês atrás, eu postei uma imagem de exatamente a mesma espécie (aparentemente) na comunidade entomology, e o cientista Richard Jackson identificou com o mesmo nome.
Eu a fotografei em Pedro do Rio, RJ, animal muito bonito!