Acho que são bebezinhos. Estavam se alimentando na companhia de uma mosca. São hemípteros?
Aguardo a identificação.
Local: Cordeiro-R.J. Data: 23.03.2012
Um abraço,
Lúcia Lopes de Cordeiro, Rio de Janeiro.
Coreidae sp. |
Drosophila cf. melanogaster |
Musca domestica |
Tapinoma melanocephalum |
Paratrechina longicornis |
Uau! Que banquete! Lúcia, tem tanto bichinho nesta foto que acho que seria uma injustiça falar de um ou dois e esquecer dos outros!
As ninfas são de hemípteros sim, e me parecem ser da família Coreidae em um estágio bem jovem, compare o padrão de cores com estes AQUI e AQUI.
A primeira mosca deve ser uma Musca domestica (Muscidae, Muscinae) Já as segundas são moscas-do-vinagre Drosophila cf. melanogaster (Drosophilidae, Drosophilinae) também chamadas moscas-da-banana ou moscas-das-frutas, embora este último seja um nome preferível para as moscas Tephritidae.
A primeira formiga me parece ser uma formiga-carpinteira Camponotus sp. (Formicinae) e as últimas formigas-fantasma Tapinoma melanocephalum (Dolichoderinae).
Eduardo Fox: Olá César,
Eu particularmente suspeito que a formiga que suspeitas que é uma Camponotus sp. (que aqui na minha tela aparece como a segunda formiga da foto) talvez seja na verdade uma operária de Paratrechina longicornis, principalmente por causa do tamanho relativo e do formato corporal com longas antenas. Que achas?
Abraço!
Cesar: Concordo plenamente, Camponotus já me era bastante duvidoso, não tinha percebido as antenas e se tivesse, não teria palpite.
Olá César,
ResponderExcluirEu particularmente suspeito que a formiga que suspeitas que é uma Camponotus sp. (que aqui na minha tela aparece como a segunda formiga da foto) talvez seja na verdade uma operária de Paratrechina longicornis, principalmente por causa do tamanho relativo e do formato corporal com longas antenas. Que achas?
Abraço!