(...) Ah, aproveito para enviar algumas espécies que você já identificou aqui e que também encontrei na reserva (só para registrar a ocorrência em diferentes localidades): (...) um megaloptero (Corydalus sp.)mais escuro e em tom mais uniforme.
Tami de Altinópolis, São paulo.
Muito obrigado Tami pelo registro desta menina Corydalus (Megaloptera, Corydalidae) em Minas Gerais.
Quero aproveitar esta postagem para falar sobre nomes comuns. Tem se difundido o nome formiga-leão para este bichinho (veja comentários AQUI e minha observação anterior AQUI) , mas eu bato o pé e insisto que o nome deve ser usado para os insetos que em inglês se chamam ant-lion. Inclusive, não só em inglês, mas o nome da família e do gênero tipo Myrmeleon significam em grego examente isto: myrmex (μιρμηξ, μιρμηκ-) formiga e leon (λεων) leão. Concordam com isto a página em português da Wikipedia e Costa Lima em Insetos do Brasil. A partir desta postagem, estou chamando este aqui de coridalo.
Não podemos esquecer que há um inseto miudinho na foto também que, pra mim, é um cupim.
Como esta é a terceira fêmea de coridalo, o placar está 3 x 0 para as mulheres!
Atualização Out/2021: De acordo com Gafischer em iNaturalist, esta espécie pertence a um grupo de Corydalus cujos machos não possuem longas mandíbulas, não é possível determinar o sexo sem uma melhor análise do indivíduo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário