terça-feira, 26 de março de 2013

Opilião "Gigante" em Minas Gerais

E aí Cesar encontrei esse opilião em minha casa, o maior que ja vi, deu muito trabalho pra tirar essas fotos já que esse aracnídeo não parava de se locomover e infelizmente não consegui tirar uma foto de frente, qual espécie seria essa?
Leandro Corrêa de Poços de Caldas, Minas Gerais.













     Como citei na postagem dos milípedes, aracnídeos excluindo as aranhas são um grupo bastante complicado, muitas espécies se parecem: neste caso, mesmo em subordens diferentes. Mas este exemplar que também é bastante distinto, não confirmo espécie, mas a mais próxima que encontrei foi este Heteromitobates discolor  (Opiliones: Laniatores, Gonyleptidae). Opiliões também são animais que soltam secreção odorífera, veja este documento com opiliões também muito semelhantes na mesma família e o comentário do Beto nesta postagem.
     Sem dúvida este é um exemplar muito bonito (tá, há controvérsias) e o seu tamanho é impressionante.

Leandro: Obrigado pela identificação, tenho 99% de certeza que vai ser o Heteromitobates discolor e com base em suas explicações esse seria um exemplar macho? Medindo a largura da palma de minha mão 9cm, eu deduzi que esse bicho mede aproximadamente 10,5cm a 11cm de envergadura e se somar a ponta das patas táteis com a ponta das patas traseiras ele mede aproximadamente 13 a 13,5cm.
Sei que escorpiões e aranhas são divididos em cefalotórax e abdomem, mas no caso do opilião que é como um carrapato cabeça,tórax e abdomem tudo embutido junto, qual é o nome que se dá a esse corpo?
Há eu também filmei esse bicho, e esperei você me responder para eu postar no youtube opilião (Heteromitobates discolor).
Infelizmente, garanto que 99% das pessoas confunde esses bichos com aranhas perigosas e acabam por matá-las.
Cesar: Eu duvido um pouco mais e ficaria na família. Arriscaria o sexo vendo um casalzinho, na imagem do link, o exemplar tem longos pedipalpos, o que este não tem, mas nem sei se os pedipalpos interferem para determinar o sexo deles, já que a fertilização é direta. Quanto ao corpo, não sei também se há um nome específico, vejo falar sobre tórax (prossoma) e abdome (opistossoma) fundidos. O opistossoma ainda se divide em mesassoma e metassoma, a diferença das duas regiões é evidente nos escorpiões.

Amanda Mendes: Oi Cesar,
Esse opilião é da subfamília Goniosomatinae, família Gonyleptidae, e é relativamente fácil de identificar, mas as fotos estão um pouco fora de foco/escuras.
Pelo o que eu consegui ver da foto e pela localidade parece ser Acutisoma longipes. Com certeza é um macho. Mas se você ainda tiver o bicho pode tentar identificar usando as chaves do trabalho que estou enviando em anexo. Tem chave para gêneros, espécies, além das descrições, desenhos e fotos das espécies.
Qualquer dúvida é só escrever, que assim que eu puder respondo.
Um abraço

Cesar: Olha só, ainda ganhei um presente! Obrigado Amanda!
Como eu disse, até a família era o mais confiável. Encontrei uma imagem de A. longipes AQUI que realmente se parece muito com o opilião em questão!

3 comentários:

  1. Recomendo Amanda Mendes do Museu Nacional UFRJ : vai identificar este bichinho com certeza!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. nossa esse eh realmente enorme, muito lindo!

    ResponderExcluir