Olá, gostaria de saber que insetos são esses que apareceram na minha amoreira, é preciso matá-los? O que devo fazer?
Obrigada
Ana de Marília, São Paulo.
Ana, todos os bichinhos coloridos das fotos ainda são filhotinhos. São ninfas da cigarrinha-das-frutíferas ou cigarrinhas-do-pedúnculo Aethalion reticulatum (Aethalionidae) e é uma praga de grande importância econômica no Brasil. Elas podem trazer danos à amoreira prejudicando o desenvolvimento dos frutos. Por serem gregárias, em pequena quantidade a remoção mecânica pode ser fácil.
Na planta do link eu notei um comportamento estranho para mim, pois segurando na ponta dos galhos, todas as ninfas vinham de uma só vez na direção da minha mão, e devo dizer que não esperei pra ver o que elas fariam.
Agrolink informa que estes insetos têm um ciclo evolutivo completo de 110 dias, com 3 gerações ao ano.
As formigas são carpinteiras Camponotus sp. e estão em associação com as cigarrinhas, onde ambas as partes saem beneficiadas, como no caso dos pulgões.
Ana: Mto Obrigada :)
Gostei mto do seu site e da resposta, valeu rs
Com Camponotus é muito arriscado de chutar espécies... mas eu arriscaria para esta C. sericeiventris pq é a mais comum por aqui com este padrão de cor.
ResponderExcluirAbraço!
As populações delas variam em quão douradas elas são?
ResponderExcluirMe parece que sim, inclusive que variam na quantidade de pelos, refletindo no tom dourado delas. Além disso, deve-se tomar cuidado com fotos, que podem alterar o tom real dos espécimes. Além disso, alcool e naftalina podem alterar a aparência do espécime.
ResponderExcluirLogo, se basear em cor (e tamanho) é complicado para identificar... principalmente com formigas, que tem diversas espécies que são essencialmente iguais!..
Eu tenho boa % de certeza de que é C. sericeiventris porque eu acho que é a mais comum com essa aparência nesta região.
No caso, me parece que o principal é a quantidade de pelos.
ResponderExcluirEstou achando Camponotus mus uma boa pedida tambem!..
ResponderExcluir