segunda-feira, 8 de abril de 2013

Ninfas de Gafanhoto em Minas Gerais

Olá César, trouxe esse ortóptero pra que você me ajude a identificar, percebi que ele está com duas das pernas dianteiras faltando. Ele é bem grande, cerca de 7cm, mas não parece adulto ainda. Gostaria muito de identificar pois, também tenho outras fotos da mesma espécie, só que em tamanho menor (terceira foto), parecem ser muito comuns aqui na região.
Obrigada!
Raphaela Campos de Juiz de Fora, Minas Gerais.
Raphaela, as asas curtas indicam claramente que este bichinho ainda é uma ninfa, e com certeza de um gafanhoto (Caelifera). Eu te garanto que ele seja Acrididae: Cyrtacanthacridinae (ant. Cyrtacanthacrididae). O gênero eu creio que seja o Schistocerca e neste caso poderia ser S. gregaria ou S. pallens. Fato é que eles ainda mudarão muito a coloração.

As tíbias traseiras dele na primeira foto me parecem muito estranhas, assim como o tamanho de 7 cm.

Raphaela: Obrigada César, na verdade você só confirmou minha suspeita de ser um Schistocerca sp. O que mais me intrigou foi a falta das duas perninhas do torax, em ambos os lados, esse foi o maior gafanhoto que já encontrei até hoje, tem um vídeo dele aqui:
Cesar: Ortópteros são frequentemente encontrados com pernas a menos. Só aqui no Insetologia até agora: 1, 2, 3 e 4. Na verdade não tenho certeza, mas como ele é novinho, creio que ele ainda possa recuperar as pernas perdidas durante as mudas, se bem que sendo grandinho, pode não haver mais mudas o suficiente.

Um comentário:

  1. Obrigada César, na verdade você só confirmou minha suspeita de ser um Schistocerca sp. O que mais me intrigou foi a falta das duas perninhas do torax, em ambos os lados, esse foi o maior gafanhoto que já encontrei até hoje, tem um vídeo dele aqui: http://www.youtube.com/watch?v=elY3KrXKPys

    ResponderExcluir