Páginas

sábado, 4 de maio de 2013

Aranha Vibradora no Espírito Santo

Mais uma aranhazinha caseira, ela é da família Pholcidae, mas não consegui encontrar a espécie exata. Você arriscaria um palpite?
Há muitas dessa aqui em casa. elas gostam de sujar meu telhado com suas teias. rsrs.
Apesar de comum, resolvi fotografá-la pois essa estrela tem mais ou menos 5 cm. Um tamanho um pouco acima do que eu costumo encontrar.
Heitor Scardua de Pancas, Espírito Santo.


Heitor, eu não acho seguro arriscar na identificação de Pholcidae. Eu diria que, pela frequência no Brasil, ela pode ser uma Mesabolivar sp., mas é impossível afirmar qualquer coisa, até por que nem imagens disponíveis nós temos.

A única coisa que eu posso afirmar mesmo é que, pelos palpos, o bichinho é macho, e bem macho!

Heitor: Olha, quanto mais eu tento, mais eu percebo o quanto é complicado identificar corretamente as aranhas...

Cesar: Não é nem tão simples e nem tão complicado, às vezes a melhor identificação está mesmo na família, às vezes no gênero, com aranhas, raramente é seguro, mesmo especialistas darem certeza na espécie. É realmente muito normal que não se possa dar uma identificação de espécie, sem que se tenha o bichinho em mãos. As Pholcidae são bem parecidas, mas creio que há sim uma boa variabilidade morfológica: Algumas têm oito olhos, outras só seis! Mas, mesmo por estas fotos, fotos ótimas sem dúvida, nós não podemos contar e nem analisar o arranjo dos olhos.

Um comentário:

  1. Olha, quanto mais eu tento, mais eu percebo o quanto é complicado identificar corretamente as aranhas...

    ResponderExcluir