Páginas

sábado, 11 de maio de 2013

Borboleta Smyrna em São Paulo

Oi César!!!
Estou enviando a foto de uma borboleta Nymphalidae (lembro de ler em algum post que as borboletas dessa família só têm 2 pares de pernas aparentes...). Essa linda entrou na minha cozinha ontem e, para variar, quase foi comida pelo cachorro!
Tami de Altinópolis, São Paulo.
     Perfeito Tami, Nymphalidae! Outra característica bastante comum nestas borboletas, esta pode haver exceções, é que elas costumam esconder o abdome, envolvendo-o totalmente com as asas.
     Esta bonitinha aqui é uma Smyrna blomfildia (Nymphalinae: Nymphalini). Identifica-se tranquilamente pois de acordo com Learn About Butterflies, é a única representante do gênero no Brasil. A vista superior das asas pode ser vista na galeria de WolfWalz.
     Suas lagartas (sabe Deus como) se alimentam numa planta conhecida como urtigão ou cansanção, que queima ainda mais que a urtiga!

Tami: César, acabei de descobrir que esse S. blomfildia é um macho! A fêmea tem uma faixa amarela entre o preto e o alaranjado das asas! Olha o link.

Cesar: Valeu Tami!!!

Um comentário:

  1. César, acabei de descobrir que esse S. blomfildia é um macho! A fêmea tem uma faixa amarela entre o preto e o alaranjado das asas! Olha o link: http://pick4.pick.uga.edu/mp/20q?act=x_ant&path=Insecta/Lepidoptera/Nymphalidae/Smyrna/blomfildia&name=Smyrna+blomfildia&guide=Butterflies_San_Luis

    ResponderExcluir