Encontrei este incrível grilo preto em uma locadora de veículos, capturei e levei para fotografar. Mantive alguns dias em um terrário para tentar identificar a espécie. Posso dizer apenas que "canta" durante a noite, vibrando as asas e adora alimentar-se de pétalas de rosas. Após alguns dias preso, tornou-se agitado e resolvi solta-lo.
Como não encontrei nenhuma referência na internet, venho pedir mais uma vez seu auxílio.
Leandro Normando de Sete Lagoa, Minas Gerais.
Scaphura sp. |
Leandro, no Brasil nós temos grilos com anteninhas longas, mas são raros, exceções à regra. Ortópteros com antenas longas são, de um modo geral, da família Tettigoniidae, conhecidos por esperanças.
Esperanças costumam dar um trabalhinho pra identificar, mas geralmente, quando se consegue o trabalho é bastante gratificante, pois a nossa fauna é muito rica e possui indivíduos muito interessantes (1, 2 e 3) e este é mais um bom exemplo. O indivíduo em questão é um Aganacris sp. (Phaneropterinae; chave para o gênero), e a única epécie que encontro para Minas Gerais é Aganacris nitida, parece ser um macho e a única imagem "oficial" que encontro é esta fêmea.
Dois gêneros próximos, Aganacris e Scaphura, são mímicos de vespas, neste caso, entende-se que estão imitando vespas do gênero Pepsis, por isto estou chamando de "esperança-cavalo-do-cão".
Leandro: Só tenho a agradecer pela identificação e parabeniza-lo pelo grande trabalho realizado.
Sugestão: Tente perder a "facebookofobia" e crie uma página lá, vai fazer muito sucesso.
Cesar: Leandro, eu creio mesmo que seria bastante útil, mas não acho que eu daria conta.
Atualização Jan./2.017: Esta é, na verdade, uma espécie de Scaphura.
Só tenho a agradecer pela identificação e parabeniza-lo pelo grande trabalho realizado.
ResponderExcluirSugestão: Tente perder a "facebookofobia" e crie uma página lá, vai fazer muito sucesso.