Prezado Cesar,
boa noite!
O inseto entrou pela janela do andar térreo da minha casa. Segundo minha filha, permaneceu imóvel no chão por alguns momentos. Como meu cão se paroximou ela ficou preocupada e me chamou. Parecia uma borboleta, mas por cautela peguei-a com um papel higiênico que vc verá na foto e filmagem.
Quando levei pra luz, percebi que não se tratava de borboleta, pelo menos nenhuma espécie que eu já tenha visto.
Asas grandes, dois pares, pareciam potentes e devem ser, porque o corpo do inseto era aparentemente pesado.
O o abdomen se confundia com a cabeça, tanto que, na primeira vez que olhei, achei que era uma borboleta atracada com uma lagarta de fogo.
Mas vi que, na verdade, o corpo estava dobrado. marrom escuro com listras amarelas, peludo, da "grossura" de um dedo mindinho, ou seja, mais ou menos 1,2 a 1,4 cm, e cumprimento de 4 a 5 cm.
Pretendia soltá-lo na natureza, mas temi que voltasse e, com aqueles pelos, causa-se algum tipo de irritação na pele das crianças ou do cão.
Confesso que me arrependi de tê-lo matado com a chinela, poderia tê-lo prendido num recipiente de vidro para melhor estudá-lo, mas, enfim, são os percalços da inexperiência e da ignorância em entomologia.
Espero que possa ajudar a saber.
Forte abraço,
Bheron
Abraços Defensoriais,
Bheron Rocha de Fortaleza, Ceará.
Bheron, o bichinho era uma mariposa da família Saturniidae, não estou bem certo da espécie, mas me parece ser Dirphia sp. (Hemileucinae). Aparentemente, não havia nada de errado com ela, o corpo é assim mesmo, robusto e peludo e elas não oferecem perigo algum, pelo menos não enquanto adultas, as larvas podem queimar. É normal que as mariposas entrem em casa, principalmente por que podem ser atraídas pela iluminação artificial. Que eu conheça, mariposas adultas no Brasil, apenas as fêmeas de algumas espécies de Hylesia podem trazer algum perigo.
Bheron: GRato Cesar,
depois constatei que a mesma ainda estava viva e coloquei num pote de vidro com ventilação.
Se precisar de outros detalhes posso fornecer.
Abs
Bheron
Abraços Defensoriais,
Bheron Rocha
Bheron: GRato Cesar,
depois constatei que a mesma ainda estava viva e coloquei num pote de vidro com ventilação.
Se precisar de outros detalhes posso fornecer.
Abs
Bheron
Abraços Defensoriais,
Bheron Rocha
Oi César!!!
ResponderExcluirInteressante saber que existem mariposas adultas que podem causar dermatite. Isso é totalmente novo p mim!!! Esse post me lembrou uma notícia que li há algum tempo, falando sobre a descoberta de uma espécie de mariposa hematófaga na Rússia (http://news.nationalgeographic.com/news/2008/10/081027-vampire-moth-evolution-halloween-missions.html) . O tempo passa e ainda descobrimos que sabemos tão pouco, né!
Puxa, Tami! Com o tempo aprendemos e com o tempo esquecemos também, né? Eu sabia desta, mas esquecido totalmente. Talvez não saiba desta também, lagartas predadoras:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=Tkq03WwpEnI
Impressionante!!!! Eu não tinha idéia q existiam lagartas predadoras. Achei que fossem todas herbívoras! Que coisa! Existem dessas no Brasil?
ResponderExcluirEsta lagarta-predadora do Havaí é a mais "famosa" e a mais "impressionante mas...
ResponderExcluirDe acordo com Naomi Pierce http://images.peabody.yale.edu/lepsoc/jls/1990s/1995/1995-49(4)412-Pierce.pdf
existem lagartas carnívoras, onívoras ou canibais(!) nas superfamílias: Tineoidea, Gelechioidea, Tortricoidea, Zyganenoidea, Pyraloidea, Geometroidea, Noctuoidea e Papilionoidea.
Pode ter certeza toda a que no Brasil existem espécies assim, e muitas!!!