Olá Cesar!
Continuo na caçada à tal aranha marrom supostamente vista pelo Engenheiro Agrônomo lá em casa. Desta vez lhe trago algumas fotos de uma visitante que deu azar de cruzar o caminho de minha esposa antes de eu avistá-la. Nas fotos temos o cadáver (RIP) de uma aranha que arrisco dizer tratar-se de uma armadeira.
Após minha esposa me chamar, pude escutar o esvaziar de um tubo de SBP. Se esta aranha não morreu intoxicada, morreu afogada!
Acredito que esta não é a aranha marrom devido ao padrão de posicionamento dos olhos.
Para tirar estas fotos, posicionei o inseto sobre um pedaço de fita adesiva e fui abrindo as pernas com o auxílio de uma pinça, tratando de colar a ponta da perna numa posição que me pareceu adequada.
Estou mandando as fotos em grande resolução para evidenciar os detalhes, mas acredito que você irá reduzí-las por conta do espaço no site.
Agradeço seu auxílio para a identificação deste pequeno monstro.
Alvaro de Rio das Ostras, Rio de Janeiro.
Alvaro, certamente esta não é uma aranha-marrom, você está correto quanto à análise dos olhos. Na primeira imagem eu coloquei estas bolinhas que representam bem a posição dos olhos na imagem o que me leva à família Ctenidae. Para comparação, veja esta imagem da armadeira do Maxwel Rocha.
Pelos palpos, o bicho é macho, pra mim, que me baseio muito por padrões e cores, esta é difícil, mas creio que seja Ctenus sp. que, apesar do parentesco com as armadeiras, não são perigosas.
Estrategicamente, publiquei as imagens da Nathalia que estavam aguardando novidades, a última aparentemente é uma aranha-marrom (apesar de ser alaranjada e cinzenta).
Atualização 29/07/13: Alvaro, o dr. Brescovit identificou a aranha como Isoctenus sp.. É pra mim muito difícil diferenciá-las e espécies têm migrado de um gênero para outro.
Alvaro: Cesar, obrigado pela identificação! Esta aranha foi encontrada dentro de casa, dentro de umas caixas com objetos sem uso, causando pânico geral por conta de todo histórico que já lhe contei. Segundo minha esposa, em príncípío ela pensou tratar-se de uma barata, já que esta aranha pulava de uma caixa para outra muito rapidamente. Qualquer nova espécie eu volto a te incomodar. Novamente, muito obrigado pelo seu tempo e dedicação.
Cesar, obrigado pela identificação! Esta aranha foi encontrada dentro de casa, dentro de umas caixas com objetos sem uso, causando pânico geral por conta de todo histórico que já lhe contei. Segundo minha esposa, em príncípío ela pensou tratar-se de uma barata, já que esta aranha pulava de uma caixa para outra muito rapidamente. Qualquer nova espécie eu volto a te incomodar. Novamente, muito obrigado pelo seu tempo e dedicação.
ResponderExcluir