Páginas

domingo, 18 de agosto de 2013

Ácaros Oribatidas em São Paulo

Cesar, este pequenissimo inseto gera muita confusão na orquidofilia, alguns o imaginam maléfico, eu não o vejo assim. Ele tem menos de 1 mm de tamanho. Fiz fotos e video usando um microscópio digital. No video ele aparece "pastando" no musgo do vaso. Gostaria de saber a identificação dele.
Francisco José de Jesus de São Paulo.
     Francisco, na primeira imagem assim como no vídeo, é possível ver que o bichinho possui quatro pares de pernas, o que o classifica como aracnídeos (embora exista aracnídeos próximos que possuem apenas três). Desta forma, não há muito pra onde correr, o bichinho é um ácaro.
     Agora, se você diz que ele está se alimentando do fungo do vaso, eu diria que você está certo. Existe muita informação sobre ácaros em orquídeas, esta página contém um vídeo que ajuda a detectar a presença de um tipo deles. Este documento possui imagens de alguns ácaros mais comuns em orquídeas, e nele, eu creio que este seja o ácaro identificado como Oribatid Mite. "Oribatid mites that look like tiny round, dark-colored beetles feed on fungi on plant parts and decaying organic materials." Ácaros oribatídeos que se parecem com besouros de cor escura, pequenos e redondos se alimentam de fungos em partes das plantas e de matéria vegetal em decomposição.
     Conclusão: Trata-se de um ácaro Acari: Acariformes: Oribatida, ant. Acari: Sarcoptiformes: Oribatida), se alimentam de fungos e matéria orgânica morta, contribuindo para a adubação do solo, como as minhocas. Separei este documento com uma lista de ácaros oribatidas de São Paulo e este outro que fala sobre a suspeita de estarem trazendo doenças à soja (sem nenhuma confirmação, com uma observação: "Ingestão de plantas vivas Único caso freqüente: Orthogalumna terebrantis (Galumnidae) em aguapé."

Nenhum comentário:

Postar um comentário