Páginas

sábado, 17 de agosto de 2013

Ninfa de Coreídeo em Goiás

Ontem encontrei um bicho destes aqui em uma área verde ao lado de minha casa, hoje encontrei outro no quintal de minha casa, gostaria de saber que inseto e esse, ele é perigoso, traz doenças, devo avizar o centro de zoonoses
Oleg Mosonow de Goiânia, Goiás.
Oleg, este inseto pra lá de bonito ainda é apenas um filhotinho de percevejo da família Coreidae, ninfas de insetos são difíceis de ser identificadas, mas este se parece com as ninfas de Thasus sp. (Coreinae: Nematopini), o problema é que não os confirmo no Brasil, logo é uma ninfa de Thasus ou de um gênero próximo.

Coreídeos normalmente são espécies ruins para as plantas, mas as espécies de Thasus parecem não causar grandes danos, então, mesmo se sua preocupação for esta não há com que se preocupar. Percevejos normalmente se defendem usando químicas, eles esguicham substâncias malcheirosas para afastar os predadores. Nestes, foi observado que os compostos das ninfas são diferentes dos adultos, o cheiro das ninfas as fazem se dispersar, mas não afeta os adultos e vice-versa.

Uma curiosidade é que as ninfas de Thasus são uma iguaria no México, e parece que têm um gosto adocicado.

Por estas características, embora eu não garanta o gênero, por espécies próximas dá pra ter uma noção: pouco prejudiciais às plantas e comestíveis, ele não traz perigo e não precisa chamar o CCZ. O final deste vídeo dá uma ideia da aparência dos adultos:
Oleg: Ok, Obrigado pela informação, já apareceram dois por aqui, fiquei preocupado pensando que poderia ser algum tipo de barbeiro.

Atualização 05/10/13: Estas ninfas são provavelmente de Pachylis sp., que é obviamente um gênero muito próximo, tanto que Karl diz em WTB? que às vezes estes gêneros são considerados sinônimos. Acho melhor não falar em espécie como está divulgado na internet. Este é o documento que fala da revisão do gênero e explica que a diferença entre os dois está na dilatação das tíbias posteriores, em Thasus ela ocorre nos dois lados e em Pachylis ventralmente, porém não sou capaz de distinguir por isso. Este é o link pra postagem dos adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário