Danielle Ohana de Barra do Garças, Mato Grosso do Sul.
Olá, Danielle. Danielle, as duas primeiras borboletas à esquerda na primeira foto são borboletas da família Papilionidae, todas as outras são Nymphalidae, a família mais abundante mesmo, a qual você poderá identificar facilmente observando que o primeiro par de pernas é bem curtinho.
Estas primeiras são Parides sp. (Papilionidae: Papilioninae: Troidini).
Atualização 15/09/13: Enquanto pesquisava a borboleta do Marquinhos, me deparei com o gênero Mimoides (Papilionidae: Papilioninae: Leptocircini), que mimetizam Parides por serem as primeiras tóxicas. Agora, não sei de que gênero se trata.
As outras na mesma foto são borboletas castanha-vermelha Heliconius erato phyllis (Nymphalidae: Heliconiinae: Heliconiini).
As borboletas da segunda imagem me parecem ser Eueides vibilia unifasciatus (Nymphalidae: Heliconiinae: Heliconiini), ela está envolvida em um grupo enorme de mimetismo envolvendo pelo menos três subfamílias diferentes (1 e 2).
As borboletas da terceira imagem são Euptoieta hegesia (Nymphalidae: Heliconiinae: Argynnini).
Danielle: Obrigada! Foi de grande ajuda mesmo!
Atualização Jan/2023 - Pedro S: olá! essa borboleta parecida com Mimoides é uma fêmea de Parides neophilus, e a outra com detalhes de azul esverdeados é o macho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário