sábado, 21 de setembro de 2013

Caranguejeira Buraqueira em Minas Gerais

Encontrei esta pequena no quintal da casa do meu pai em Montes Claros - MG.
Quando criança costumava brincar de achar as "tocas" ou buracos cobertos por uma fina camada de seda em terra ao redor de árvores, enfiava um graveto e aguardava que as aranhas se agarrassem, puxando-as de repente e retirando-as dos buracos.
Agora, com 40 anos, estava mostrando ao meu filho de quase 3 anos a "brincadeira" e me surpreendi com esta pequena da foto. Fiz uma breve pesquisa e sei que tem na ásia e américa do sul, mas não sei se é venenosa ou perigosa.
Olha que no quintal da casa do meu pai achei mais de 20 tocas, algumas secas e outras com aranhas já mortas.
É algo para se preocupar?
Meu filho adorou ver a habilidade do pai, porém fiquei preocupado por ele brincar neste quintal e pela presença de tantas aranhas.
Obrigado pela disposição e parabéns pelo seu site.
É muito legal e instrutivo.
Abraço.
Humberto de São Paulo, capital.
     Humeberto, eu sei dizer que esta é uma caranguejeira buraqueira da infraordem Mygalomorphae, e o veneno das nossas Mygalomorphae não é potente, claro que podem morder, mas acho muito saudável que a criança possa brincar mesmo na terra, aprendendo a conhecer os bichinhos.
     Muito obrigado pelos parabéns, Humberto.

Atualização 23/09/13: Segundo o Antonio esta é mais uma Actinopus sp. (Actinopodidae). Vejo que o bicho deve ser uma fêmea.

Humberto: Muito obrigado. Que bom saber que não há tanto perigo assim. Fico mais tranquilo.Que legal poder contar com vocês.
Mais uma vez, parabéns pelo site e intuito em ajudar muitos.
Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário