sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Bibionídeos em Minas Gerais

Olá César, desta vez estou te mandando fotos de um inseto sazonal que nem sei que tipo ou família pertence. Eles não tem aparência interessante porém, seus hábitos sim, quase sempre os vejo em pares acasalando e acredito sem ter certeza que o menor é o macho. Há uns 15 anos atrás, houve uma explosão populacional imensa destes insetos em minha cidade, eram "milhões" a ponto de se alguém andasse com a boca aberta durante um curto tempo, poderia voar um casal dentro, para onde se olhava no ar, nas paredes e no chão havia vários casais, tanto que na época a gente apelidou eles de "bichinhos pornográficos". Tal fenômeno sazonal explosivo de população, eu só comparo as cigarras dos 17 anos na América do Norte e os gafanhotos na África. Porém foi só nessa época que eu tinha uns 13 anos que houve isso, os vejo todos os anos mais ou menos nessa época porém em poucas quantidades e se não estiver enganados a exemplares com o tórax azul também.
Leandro Corrêa da Costa de Poços de Caldas, Minas Gerais.
     Leandro, estes são mosquitinhos da família Bibionidae, a informação está muito escassa sobre a ocorrência das nossas espécies, eles são provavelmente Plecia sp., por que há muita informação sobre este comportamento neste gênero, como Plecia neartica, chamado em Wikipedia de besouro-do-amor, ainda dizendo "Este inseto, na verdade, não é um besouro, mas sim uma mosca preta da ordem Diptera". Eles são sempre vistos acasalando mesmo, praticamente os adultos vivem apenas para a reprodução, morrendo em seguida. Porém eu não duvido que possam ser outro gênero, como Dilophus ou Bibio. Aqui eu vi muitos assim no mês passado, porém, totalmente pretos.

Leandro: Os bichinhos são idênticos aos da América do Norte e inclusive na quantidade como mostra nas imagens, só sua ocorrência que não bate. Porém agora eu sei que tipo de bichos são, obrigado por sua informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário