Olá de novo César!Estou enviando duas fotos.Uma deste inseto que fotografei num sítio numa cidade daqui de perto.Ele estava pousado numa vegetação próxima a um pequeno lago,onde voavam vários outros insetos como libélulas e etc..
E outra desse inseto que me parece uma vespa,construindo um tipo de colméia.
Obrigado
Ranieri Bizarra de Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
Ranieri, o bicho é um mosquitão da infraordem Tipulomorpha, neste grupo é difícil ir além, mas acredito que a família seja Limoniidae.
A imagem é interessante por que estas coisinhas vermelhas nas costas dele são ácaros foréticos, ou seja, eles parasitam o mosquito, mas não para se alimentar dele, mas pegam carona no bicho como meio de transporte de um lugar a outro. Neste blog existe uma imagem muito semelhante e nele diz:
Limoniidae são geralmente aquáticos enquanto larvas, mas alguns se alimentam de fungos. Estes ácaros foréticos também são conhecidos por se alimentar de esporos de fungos, por isso parece que estes ácaros (que pertencem à família das aranhas) estão simplesmente usando o limoníídeo como transporte entre fungos.
Obs.: Mantive o texto onde fala família das aranhas, mas na verdade se trata de classe, não família.
Ranieri: Muito obrigado caro amigo.Achei mais interessante ainda quando falou sobre esses ácaros folgados que pegam carona no mosquitão.
Ranieri: Muito obrigado caro amigo.Achei mais interessante ainda quando falou sobre esses ácaros folgados que pegam carona no mosquitão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário