Páginas

sábado, 2 de novembro de 2013

Tenébrios Gigantes no Rio de Janeiro

Boa tarde Jacenir,
Primeiramente muito prazer, eu o acionei pois estou tendo problemas na casa da minha namorada, ha alguns meses, começou a aparecer um bicho similar a um besouro, ele voa(raramente), anda vagarosamente e quando se sente ameaçado ou o matamos, ele exala um odor forte( me lembra removedor mais fraco ou algo similar), ele aparece de vez enquando dentro de casa, na madrugada de segunda para terça um deles( maior que os da foto) me picou(ou mordeu) nas costas, acordei assustado e senti uma leve ardência, fiquei preocupado pois sou alérgico demais( resumindo, á tudo), ficou uma marca similar a picada de mosquito, não doeu e nem me deu reação, porém, gostaria de mais detalhes, do que é, se é venenoso e como combater( vejo que ele gosta de umidade e minha namorada tem uns 7 gatos em casa, algo relacionado a eles ou suas vezes?), fico no aguardo de sua ajuda, seguem as fotos no anexo.
Att,
Celso Pascoal do Rio de Janeiro, capital.
     Celso, os bichinhos são tenébrios gigantes Zophobas cf. morio (Tenebrionidae: Tenebrioninae: Tenebrionini), não são perigosos e infestações destes bichos não são incomuns. É possível que alguém próximo os crie, por que são usados como ração para répteis e outros animais insetívoros. A picada nas costas, já que não doeu, talvez seja também uma reação à substância malcheirosa expelida pelo inseto.
     Creio também que eles podem sim estar relacionados aos muitos gatos, pois as larvas podem ter se desenvolvido em sua ração.

ps.: Não entendi o Jacenir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário