Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2013

Carrapato em Santa Catarina

ESSE INSETO ME PICOU DENTRO DE CASA , SENDO QUE MORO PERTO DE UMA RESERVA NATIVA NA ILHA.
E QUANDO O RETIREI DA PELE SANGROU . DEPOIS CRIOU-SE UM EDEMA E UM CAROÇO QUE PERDUROU POR MESES E AINDA EXISTE UM PEQUENO VESTÍGIO DA PICADA APÓS QUASE UM ANO. COLOQUEI-O PARA SECAR POIS NÃO CONSEGUI IDENTIFICA-LO NA UFSC. AGORA CONHECI O TEU SITE E RESOLVI VERIFICAR QUE INSETO É ESSE.
GRATO POR SUA ATENÇÃO E NO AGUARDO.
SAUDAÇÕES
Guido de Florianópolis, Santa Catarina.
     Guido, este bicho na verdade não é um inseto, mas um aracnídeo da ordem Ixodida (Acari: Parasitiformes) conhecidos popularmente por carrapatos. Dá pra saber que ele é um "carrapato duro" da família Ixodidae, mas abaixo disto eu não consigo identificá-lo. Talvez, com o bicho em mãos, você consiga usar as págs. 16 e 25 deste documento para determinação; pra mim, usando a pág. 16, ele se parece com Amblyomma. Carrapatos são vetores de doenças e a espécie Amblyomma cajennense, conhecida por "carrapato estrela" é a espécie mais temida. PestClean, ainda ensina um modo correto de se remover carrapatos:
"A pessoa que encontrar um carrapato em seu corpo deve ter cuidados especiais na hora de arrancá-lo. Se o parasita for tirado de maneira incorreta, a pessoa pode até mesmo contrair alguma doença. A maneira correta de se retirar o carrapato é girando-o com uma pinça. Não se deve puxá-lo ou esmagá-lo com a unha."
     Devo dizer que, pelo tempo que você foi picado, eu não acredito que você corra qualquer risco, pois se alguma doença tivesse de ser manifestada, isso já teria ocorrido há muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário