Encontrei essa aranha faz dois anos, em Florianópolis- SC.
Era bem pequena e estava no jardim. Não corria, pulava, ou era agressiva. Acho que é a aranha mais bonita que já encontrei.
Seu site é muito bom, usei pra identificar um monte de aranhas que fotografei. Parabéns mesmo! Obrigado!
Raoni de Campinas, São Paulo
Henrique de Montenegro, Rio Grande do Sul.

OBS: sua aparência é como casca de árvore, abdômen longo (3x a tamanho do tórax), 8 patas longas (4cm as dianteiras)...
Carol de Curitiba, Paraná.

Gostaria de sua ajuda na identificação.
Leandro Normando de Sete Lagoas, Minas Gerais.

Ramon de Vinhedo, São Paulo.

Esta aranha (ver em anexo) entrou no nosso quarto de uma pousada na noite do réveillon (na Serra do Cipó). Ela pulava muito e era super rápida!! Estamos curiosos em saber qual tipo de aranha ela e? Obrigada!
Colibri de Belo Horizonte, Minas Gerais.Cesar, bom inicio de ano. Minha contribuição para o acervo dos aracnídeos.
Elvenar Reis Laranjeira de São Caetano do Sul, São Paulo.
Pessoal, tive que fazer assim pra tentar adiantar tudo.
Raoni, a aranha é uma aranha-corredeira da família Corinnidae, realmente muito bonita, eu acredito que Trachelopachys sp.
Henrique, fêmea de aranha-de-fenda Kukulcania hibernalis (Filistatidae), botam medo mas não são perigosas. Veja também a aparência dos machos, que são bem diferentes e também devem aparecer.
Carol, não dá pra ver muito e ela está de ponta cabeça, é uma aranha e pelas pernas, creio que seja Tetragnatha sp. (Tetragnathidae).
Leandro, o arranjo dos olhos, bem visível na imagem apesar da vista dorsal, não nega que ela é uma aranha-errante da família Ctenidae, eu acho que é Isoctenus, mas pode ser Ctenus, assim que possível eu busco confirmação. Atualização 22/01/2.014: Isoctenus sp. (Brescovit).
Ramon, infelizmente não dá pra ver muita coisa, ela não se parece com uma aranha perigosa, pelo tamanho e proporção das pernas, eu acredito que ela seja uma aranha-caranguejo da família Thomisidae.
Colibri, mesma coisa, a imagem está embaçada, pelo dorso, eu creio que seja uma tarântula ou aranha-lobo Lycosa erythrognatha (Lycosidae), não é muito perigosa, mas é muito comum em ambientes urbanos e causa muitos acidentes, o veneno é fraco mas potencialmente necrosante.
Elvenar, principalmente a primeira é muito interessante e distinta, esta é uma aranha da família Hersiliidae, que podemos chamar aranha-de-tronco ou ainda melhor, aranha-de-duas-caudas. Elas se camuflam bem e quando a presa se aproxima, começam a girar de costas em torno da presa, cobrindo-a de teia. Temos poucas espécies, mas não sei se é possível determinar por fotos, eu não posso por falta de referências mas, baseado na fauna de São Paulo, um nome sugestivo que encontro é Ypypuera crucifera. Esta vai pra página de identificação de aranhas.
As demais eu creio que sejam Tetragnathidae spp., assim que possível tento confirmar também.