sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Gorgulho no Rio de Janeiro

Este inseto está invandindo minha casa ao entardecer, atraído pela luz. Moro neste local há 8 anos e nunca vi acontecer isso. Houve épocas que apareciam percevejos e tanajuras, mas não nesta quantidade.
Gostaria de saber que inseto é este, seus hábitos, ciclo, se oferece risco à saúde .... e se existe alguma forma de controle.
Moro na Zona Norte do Rio de Janeiro (Cachambi) e por aqui estão ocorrendo várias construções de edifícios, também passa um rio próximo a minha residência, não sei se estas informações ajudam...
Enfim, espero que possa me ajudar a esclarecer este problema.
Luciana de Cachambi, Rio de Janeiro.
     Luciana, este é um besouro da família Curculionidae, conhecidos por gorgulhos ou bicudos, muitas espécies são um problema para a agricultura. Não consigo te garantir qual gorgulho seja esse, mas tenho um bom palpite de Phelypera sp. (Hyperinae: Cepurini). Se for, suas larvas se parecem com as de lepidópteros (borboletas e mariposas), são legionárias (fato único entre besouros) e estou encontrando alguns registros de infestações destes bichos. O mais comum é em mungubeiras, mas estou encontrando também registros em outras plantas, sendo que o último exemplo é no Rio de Janeiro (1 e 2).
      Eles não oferecem perigo algum para as pessoas, pra controlar, só descobrindo onde eles estão se desenvolvendo, pois o problema não está em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário