1 - Olá... Me deparei com essa aranha (muito linda) quando deixei as crianças na parada para pegar o ônibus para a escola. Moramos no interior, uma região de cultivo de uva, e aqui é comum encontrarmos todo tipo de aracnídeos, mas essa eu nunca havia visto por isso fiquei curiosa. Em uma pesquisa no google, encontrei uma igual em fotos no site da USP é a aranha maior de cor esverdeada. Ali, referem-se à ela como armadeira, mas nunca soube de armadeiras dessas características. Nas fotos da USP pode-se notar outra aranha junto à ela, apesar de quase imperceptível nas minhas fotos, "minha aranha" também tinha companhia de uma aranha menor. Seguem as fotos em anexo. Também fiz um pequeno vídeo, mas como é gravação de celular não está muito bom. Caso queira o vídeo e as outras 2 fotos, me envie um e-mail. Deixei ela como estava, bem concentrada comendo formigas... Você conhece essa aranha? Abraços.
2 - Olá, antes enviei uma dúvida sobre uma aranha, acabei de ver em seu ótimo site a Nephila clavipes, e creio que seja a mesma que encontrei. A "companhia" que estava à seu lado pelo que li deve ser o macho, que é bem menor que a fêmea. Parabéns pelo site!
Priscila de Flores da Cunha, Rio Grande do Sul.
Deus eterno, o que diabos esta aranha está fazendo lá, identificada como armadeira!? Na segunda imagem, inclusive, "Detalhe para aranha em teia...", nada mais é que seu exoesqueleto vazio.
Prscila, você identificou corretamente macho e fêmea de aranhas-do-fio-de-ouro Nephila clavipes (Nephilidae), não sei o quão comum elas são na sua região, mas por aqui é impossível entrar em uma mata com a densidade vista nas fotos e não se deparar com algumas delas. Não só o macho está quase imperceptível nas fotos, mas até a gigante da fêmea pode se passar despercebida, devido à ótima camuflagem que esta aranha possui. Na primeira imagem fiz algumas anotações em marca d'água, indicando o macho, a fêmea e chamando a atenção para o tom amarelado das teias, característica do gênero Nephila. Obrigado pelos parabéns!
Nenhum comentário:
Postar um comentário