dia 15/03/14. Observei vários desses bichinhos espalhados por todos os cantos da casa , em cima da geladeira, sobre os armários e até mesmo no ventilador... tudo q for branco podemos enxergar. minha casa foi construída a mas ou menos 3 meses é de alvenaria, com o telhado de telha brasilit e é bem quente de dia e fria á noite... mas nas proximidades tem vários barracos de tábua e atrás há uma maré. Esses bichinhos são tão tititinhos que quase passam despercebidos, com uma coloração preta mas com o reflexo da luz podemos observar uma coloração avermelhada eles são parecidos com carrapatos,mas sem aquelas perninhas e bem tititinhos ... só quem tem uma ótima visão assim como eu pode enxergá-los. Com um palito de dente matei alguns deles e observei que eles tem sangue... -Minha vizinha tem um montão de cachorros sarnentos mesmos, que corsam a pele até o ponto de sangrar.... pobrezinhos... -- mas minha mãe observou esses bichinhos e mim falou, que era *sarna*... pois um dia uma colega dela falou que a sarna era um bichinho bem tititinhos... que quase ninguém consegue enxergá-los ... Mas para tirar minha dúvida peço sua ajuda... *não tenho nenhum tipo de animal dentro de casa... e a mantenho sempre limpa.
Vanessa de Recife, Pernambuco.
Vanessa, a sarna é sim causada por bichinhos minúsculos, que são os ácaros (Arachnida: Acari: Acariformes). Se Sarcoptes scabiei (Sarcoptidae) chega mesmo a meio milímetro, eu concordo que, diferentemente do que costuma dizer a literatura, eles possam sim ser vistos a olho nu em superfícies brancas, como você os descreve, além de ser mesmo, relacionados com os ácaros. Existe ainda uma família de ácaros gigantes, benéficos, estes, digo só por curiosidade.
Como não dá pra ver mesmo os bichos, é o máximo que posso te dizer, pra mim faz todo o sentido que sejam ácaros, não necessariamente causadores da sarna.
Peço que se alguém tiver mais informações e/ou dicas sobre controle, use os comentários.
TaMi Miranda: Se tem sangue,não é o ácaro causador da sarna canina/felina. Ele se alimenta da queratina da pele. Pode ser outro tipo de ácaro, os de aves, por exemplo, são hematófagos (D. gallinae e O. sylviarum). Também podem ser ninfas de carrapato. Se forem mesmo ácaros hematófagos ou carrapatos, a solução é controlar a origem do foco (animais infestados) e também limpar o ambiente com produtos inseticidas, principalmente em frestas e cantos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário