Páginas

terça-feira, 11 de março de 2014

Cupins Bate Cabeça no Ceará

Olá Cesar, mais uma vez eu aqui rs... Bom, só passei para postar umas fotos de uns insetinhos um tanto curiosos, estou me referindo a uns cupins que encontrei no dia 08/03 numa caçada noturna a insetos. Estava andando devagar pela mata observando a vegetação, quando ouvi barulhos leves nas folhas que estavam caídas, lembravam pingos d'água, quando movimentei a lanterna na direção do som, pude ver vários cupins batendo suas cabeças nas folhas, num ritmo frenético, achei isso muito curioso, suponho que seja uma maneira de avisar a colônia sobre algum perigo, o interessante é que eles não construíram o cupinzeiro de forma visível, estava sob o solo. Meu avô que estava comigo disse que se tratavam de "Cupins Bate-Cabeça", mas eu ainda não tinha visto um. Seria possível a identificação? obrigado e até mais!
Lucas Laybs de Paraipaba, Ceará.
Lucas, de pronto eles me pareceram os mesmos Syntermes molestus (Termitidae: Syntermitinae) do Flávio de Brasília.

Pesquisando por "cupins-bate-cabeça", foi exatamente a espécie que encontrei neste interessantíssimo documento sobre a etnoentomologia do povoado de Pedra Branca na Bahia:
pág. 225: cupim-bate-cabeça Syntermes molestus.
pág. 51: "Quando pega na gente, segura mesmo" (Dona V., 54 anos).
pág. 66: "Tem vez que a gente pega pra arrancar ele, arranca o corpo e a cabeça fica segura, (Dona V., 54 anos)" (...) Já os soldados do cupim-bate-cabeça ou-cupim-bate-bate, por possuírem uma região cefálica bastante esclerotizada, defendem sua colônia mordendo o agressor. Este, ao tentar retirar os insetos, acaba partindo-os, ficando com as cabeças presas em sua pele.

Temos um bom exemplo disto nesta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário