terça-feira, 4 de março de 2014

Escorpião Vinagre (Provavelmente no Mato Grosso do Sul)

Encontrei hoje e já morto esse bicho. Estava no corredor externo da minha casa. Acho que ele entrou pelo cano de água de chuva que vai pra rua.
Do outro lado da rua, tem um terreno baldio enorme e a vegetação está com uns dois metros de altura. Pode ser que tenha vindo de lá já que até gamba já vi saindo de lá.
Agradeço sua atenção!
Giseli Ribeiro da Costa de Campo Grande...
Giseli, este bicho é um escorpião-vinagre ou escorpião-chicote da ordem Uropygi (Thelyphonyda), aparentado das aranhas e escorpiões verdadeiros na classe Arachnida. Este é um animal novo para o Insetologia, já aguardava recebê-lo e estou riscando da lista de desejos para 2014.

Estes bichos são predadores de invertebrados e, provavelmente, pequenos vertebrados, não são perigosos para nós humanos, não possuem glândula de veneno, aparentemente têm dificuldade em morder com seus poderosos palpos e sua defesa é o spray que lança de glândulas anais, composto basicamente de ácido acético, componente do vinagre, daí seu nome comum. O primeiro par de pernas, assim como nos amblipígios têm função sensorial, os demais são locomotores.

Suponho que esta seja um pequeno Telyphonellus (Telyphonidae).

Giseli, é muito ruim ficar sem saber de que Campo Grande estamos falando, a localidade é importante para a determinação das espécies:

CAMPO GRANDE

Wikipedia registra mais de dez localidades chamadas Campo Grande.

Pelos registros de nossos leitores o estado deve ser Mato Grosso do Sul, 4,6 cm. (vide comentários).

Nenhum comentário:

Postar um comentário