Páginas

sábado, 1 de março de 2014

Abelha e Moscas de São Paulo

Festival de mosquinhas, todas do camping de Serra Negra, basicamente para registro de freqüencia.
Elvenar Reis Laranjeira de São Caetano do Sul, São Paulo.
Elvenar, na primeira, a foto, maior, havia o palpite de Asilidae. Não me lembro deste bicho, não o acho muito familiar, não duvido, mas ainda preciso me convencer de que é mesmo uma mosca, por causa dela, vou deixar marcada a postagem entre os não identificados.

A segunda diz Conopidae: Conopinae. Pode ser, mas eu acho que não. Antenas e asas (que infelizmente, não dá pra ver direito a venação), me parecem muito com Salpingogaster spp. (Syrphidae, Syrphinae, Syrphini). Existem outras moscas aparentadas semelhantes, mas eu gostaria mesmo é de ver alguma que tenha as mesmas marcas no tórax pra dar por certo.

A terceira, diz Syrphidae, correto, mosca-das-flores Syrphidae: Syrphinae, mimetizando abelhas com ferrão.

A quarta diz Nerioidea: Micropezidae. Com certeza.

A última, sem palpite, me parece Chloropidae.

Atualização 03/03/2.014 - Elvenar: Cesar, seguem outras fotos daquela mosquinha. Ela ficava levantando e abaixando as asas, cercando a outra mosca.
Elvenar, a mosca nova é pouco distinta, me parece mais com Tephritoidea, mas é difícil confirmar. A outra continua parecendo Salpingogaster, a venação das asas definitivamente não bate com Conopidae. O comportamento dela é estranho. Alguns bichos que mimetizam vespa imitam também seu comportamento, é possível que ela esteja achando que assusta a outra mosca por algum motivo.

Atualização Jul/2021 - Lucas Rubio: A primeira é uma abelha do género Leiopodus (Apidae: Apinae: Protepeolini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário