Pedido 1: Fui passar o São João em uma casa de praia, em Lucena-PB, e no meio da noite, eu e alguns amigos nos deparamos com um quarto cheio de aranhas. Matamos duas e uma conseguiu fugir, por uma brecha do ar-condicionado.
As imagens não estão boas, porque meus amigos não deixaram eu bater fotos antes que eles esmagassem as aranhas com uma vassoura, mas creio que pela posição de ataque no momento "x", sejam aranhas armadeiras. Poderiam me confirmar se estou certo?
Pedido 2: Oi, sou eu de novo! Dessa vez venho mandar uma foto de uma aranha que matei aqui na minha casa, dia 25 de março, mas o site estava impossibilitado de receber solicitações de identificação.
Gostaria de saber se essa aranha é perigosa.
Obrigado e parabéns pelo site.
Djalma Freitas de João Pessoa, Paraíba.
Rapaz, a galera estava nervosa mesmo, hein?
Djalma, o comportamento de levantar as pernas dianteiras de forma ameaçadora é comum a diversas aranhas, já notei isso até mesmo nas queridinhas aranhas caranguejo. Aranhas caranguejeiras da família Theraphosidae (Mygalomorphae) costumam demonstrar bem este comportamento, pra mim, todas as aranhas nas imagens são caranguejeiras. O que eu noto, é que caranguejeiras levantam apenas o primeiro par de pernas junto com os pedipalpos, armadeiras levantam dois pares, veja esta imagem.
Estas aranhas podem ser capturadas e devolvidas à natureza, a picada não é perigosa, não se deve inalar os pelos delas, que elas costumam lançar ao ar como defesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário