Olá a 5 metros da minha casa existe uma reserva de Caatinga. Sei que duas dessas aranhas são viúvas negras (marrom e negra) e essa barrigudinha branca? Desconheço essa dai? Comecei a aplicar um álcool com cravo e cânfora para mantê-las longe, sem elimina-las. Como posso coexistir em paz com essas "pequenas visitantes"? Também encontrei essa "afogada" na piscina, que desconheço a espécie.
Simone Beatriz Sanchez Varella.
Simone, primeiro eu gostaria de saber o Estado em que os animais foram encontrados. A primeira imagem de Latrodectus (Theridiidae) é interessante, não tínhamos nenhuma de coloração negra aqui no Insetologia. A viúva-marrom, L. geometricus (segunda imagem) é uma espécie que pode variar muito em coloração chegando ao predominantemente negro, me parece que nestes casos, o desenho vermelho-alaranjado do abdome costuma quase desaparecer. A espécie comum no nordeste é a viúva-negra ou flamenguinha L. curacaviensis e, aparentemente, ainda persiste a polêmica sobre a ocorrência de L. mactans. Este exemplar, possuía o vermelho intenso no dorso do abdome?
Quanto às duas outras imagens, por enquanto eu não consigo te dar uma boa identificação. A primeira está muito pequena, a princípio me parece Araneidae, talvez imatura. A segunda, a julgar pelos longos pedipalpos, penso que deva ser uma caranguejeira Mygalomorphae: Theraphosidae, mas ela ficou muito escura contra a luz. Ainda tem o animal consigo? Consegue fotografar os olhos da aranha?
Creio que seja interessante a medida que tem tomado e, se não estiverem aparecendo dentro de casa, não há motivo para preocupação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário