Olá, Cesar, encontrei essa ninfa embaixo de madeira podre e úmida no meu quintal, chão de terra com grama. Havia piolhos-de-cobra no mesmo local, iniciei algumas pesquisas a partir disso e encontrei um nome comum em inglês e uma possível identificação: Millipede assassin bug, Ectrichodiinae. Foi uma das ninfas mais interessantes que eu encontrei, gostaria de saber mais sobre essa especie. Se ele é um predador de piolhos-de-cobra, me intriga o fato dos piolhos-de-cobra estarem vivendo com ele sobre o mesmo "teto". :) Obrigada.
Kel de Cariacica, Espirito Santo.
Olá mais uma vez, Kel. Embora não encontre outras ninfas semelhantes na internet, dá pra ver bem o aparelho bucal nas suas fotos em Project Noah, ele é certamente Reduviidae e, se é, me parece certo que é Ectrichodiinae.
Se você o encontrou junto de piolhos-de-cobra, isto me parece mais uma evidência de que ele é sim seu predador, não o contrário. O melhor que conheço sobre estes bichinhos é este documento. Aparentemente, eles se tornam tóxicos e impalatáveis devido à química que absorvem dos milípedes, daí a coloração aposemática. Lembro que, pesquisando sobre a picada deste bicho, eu havia encontrado um documento falando sobre um caso de predador generalista na subfamília, não reencontrei o documento e não sei dizer se a informação está correta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário