Páginas

terça-feira, 10 de junho de 2014

Possível Caruncho em São Paulo

Olá! Hoje, segunda-feira ensolarada de uns 25º C em Campinas, acordei e vi que este bicho dentro de meu copo d'água. Ele tem uns 4mm de comprimento e aparentemente estava morto, mas, quando o retirei da água, voltou a andar.
Estou em Campinas, na região central, e todas as minhas janelas estavam fechadas. Dentro de casa tenho 1 orquídea. A casa é limpa, tem poucos móveis (só 1 sofá, 1 mesa e 1 bancada pequena para tv), bem arejada e clara. Não tenho bichos, mas a vizinha da frente tem um cachorro da raça Yorkshire.
Anexei 3 fotos.
Obrigado!
André de Campinas, São Paulo.
      André, você sempre o percebe no capo depois de enchê-lo d'água? Bichinhos muito pequenos são sempre os mais difíceis, pelo fato de não se poder ver muitos detalhes nas imagens. Na minha opinião, pelos olhos e pernas traseiras vistas na primeira imagem, eu acredito que você tem uma broca de sementes Chrysomelidae: Bruchinae, (=fam. Bruchidae).
     Estes besouros se desenvolvem em sementes, algumas espécies ovipositam diretamente em grãos como feijão (estes são conhecidos como gorgulhos ou carunchos do feijão), outros o fazem diretamente nas flores.
     American Insects diz que, com exceção de uma espécie, todos os membros do gênero Gibbobruchus se hospedam em orquídeas, então, se eu estiver certo, este pode ser um bom lugar pra você procurá-los.
     Se alguém vir outra possibilidade, por favor, comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário