sábado, 19 de julho de 2014

Moscas Perna de Pau no Rio de Janeiro

Cesar boa noite. Ha alguns dias estou vendo o mesmo inseto aqui no meu apartamento em são conrado. Já matei uns 8 como esse, o que me leva crer que não é uma coincidência. Não faço idéia da onde ele vem, parece uma formiga voadora.
Começaram a aparecer após colocarmos uma planta aqui em casa (foto em anexo) ou quando instalamos um ar condicionado no teto, caso esse inseto estiver no gesso podem ter começado a se movimentar mais. Minha casa fica sempre fechada, dificilmente abro uma janela.
Obrigado desde já! Gostaria de uma luz de que inseto estamos falando e como posso eliminar este problema.
Abs
Rafael do Rio de Janeiro, capital.
     Hoje, curiosamente, nós tivemos todas as identificações do Rio de Janeiro (já que a do Marquinhos eu não identifiquei).
     Rafael, este bicho é uma mosca da família Micropezidae, elas mimetizam himenópteros, mas normalmente vespas, principalmente as icneumonídeas, o par de pernas traseiro e mediano lhes dão o nome comum em inglês de stilt-legged flies (moscas-perna-de-pau) e o dianteiro, elas às vezes posicionam de forma a se parecerem com as antenas das vespas e esta deve ser uma Taeniaptera sp. (Micropezidae: Taeniapterinae), como a do último link.
     O que posso fazer, é ajudar tentando entender a biologia do bicho. Elas gostam de lugares úmidos, alagados ou encharcados, como pântanos e florestas tropicais. Adultos são normalmente atraídos por esterco ou frutos em decomposição, sendo algumas espécies predadoras. As larvas se desenvolvem em ambientes semelhantes ou outras matérias orgânicas em decomposição. São bichos benéficos que não podem te trazer problemas.
     Se elas tiverem algo a ver com a planta, eu diria que elas se desenvolveram no vaso da planta, mas não me parece que elas possam infestar (a segunda foto é uma montagem de duas recebidas) e que elas continuarão aparecendo por muito tempo, eles não têm muito o que ver dentro de casa. Se não, podem estar vindo de fora; em qualquer dos casos, tolerância com os bichinhos seria interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário