quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Aranha Vermelha em São Paulo

Olá Cesar, primeiro agradeço pelo espaço onde podemos aprender muito sobre esses pequeninos bichinhos.
Encontramos em casa essa aranha, estamos desconfiados ser uma marrom por conta do seu desenho e dos pequenos pelinhos, mas não temos certeza pois não conseguimos ver quantos lhos ela tem. Gostaríamos de saber se há necessidade de fazer uma dedetização ou qual outra medida podemos tomar e também quais as principais diferenças entre a marrom e a vermelha (macho e fêmea), pois acredito ter as duas espécies convivendo conosco. 
Obrigada!
Cíntia de São Bernardo do Campo, São Paulo.
      Cíntia, se você me disser que todos os indivíduos são o mesmo, eu te digo que todos são machos de aranhas-vermelhas Nesticodes rufipes (Theridiidae), ela é muito comum em residências, ao contrário das aranhas marrom. Não consigo ver o desenho (a menos que se refira à morfologia geral), mas os das marrons também pode ser apagado.


     A principal diferença eu te diria que é o tamanho, pois uma aranha-marrom adulta é bem maior do que uma destas aqui, a melhor noção de tamanho de uma aranha marrom aqui no Insetologia deve estar nesta postagem (eu coloquei em dúvida a identificação na postagem mas o dr. Brescovit viu a imagem e não viu dúvida nela). Se em algumas imagens elas se parecem (nesta talvez?), ao vivo elas são absolutamente diferentes. Te chamaria a atenção para o tamanho das pernas, nas marrons são proporcionalmente maiores, as Nesticodes têm só o primeiro par mais desenvolvido.
     Eu nunca recomendo dedetização ou veneno (talvez seja compreensível em caso de infestações severas). Uma vez que esta espécie é reconhecida como predadora de aranhas-marrons e que aqui mesmo nós temos registro dela capturando uma aranha ainda maior (aquela é a fêmea), a minha melhor medida é entender que elas são nossas amigas dentro de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário