segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Pupa de Tricoptero em São Paulo

Oi César, cá estou mais uma vez pedindo socorro pra você. Desta vez, não tenho a mínima ideia do que se trata. Pode arriscar algo? Coletado em agua doce. Obrigada!
Cecí de Sorocaba, São Paulo.
     Cecí, desta vez eu também não tenho ideia de quem seja ele. As três imagens estavam pelo mesmo ângulo, estou publicando a que julguei mais nítida, seria interessante vê-lo por outros ângulos e ter uma noção de tamanho. Existe a chance dele estar mutilado?
     Estou contatando Walther Ishikawa pra uma ajuda neste bichinho.

Walther Ishikawa: Oi Cecí, oi César! Tenho quase certeza que se trata de uma pupa de Tricóptero. As larvas e pupas destes insetos variam muito em forma, daí a dificuldade na identificação. Só pra terem uma idéia, essa página mostra várias larvas, veja que algumas são bem compridas e retas, como o bicho da Cecí
     E acho que é uma pupa, e não uma larva. Pelas asas vestigiais, e o aspecto mole e deformado das pernas. parece que dá pra ver a antena dobrada também. Aqui um exemplo de pupa, de uma espécie que constrói tocas somente com seda.
     Deve ser uma pupa de alguma outra espécie mais alongada, que construa tocas mais finas e retas, como esta.
     Cecí, vc achou ela desse jeito mesmo? Não tinha uma "casinha" de detritos envolvendo ele?
     Abraços!!

Cecí: Oi César e Walther, primeiramente obrigada pela ajuda. Envio mais fotos. Acredito que não esteja mutilado. E não havia nenhuma "casinha", pelo menos não que eu tivesse observado. Pode ser que tenha ficado no sedimento, não sei. Coletado em UC, bioma Mata Atlântica. Obrigada!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário