Encontrei esses hemípteros no Jardim Botânico da UFRuralRJ, onde eu estudo. Acho que os da primeira e segunda imagens sejam um Leptoglossus zonatus e um Hypselonotus interruptus, respectivamente, mas gostaria de uma segunda opinião. O Hypselonotus apresenta as asas mais claras do que as imagens que eu achei, o que me deixou na dúvida.
Já o terceiro eu não consegui identificar, mas acho que também se trata de Leptoglossus sp. talvez ainda em desenvolvimento.
Agradeço a ajuda! Abraço.
Matheus Silva do Rio de Janeiro, capital.
Matheus, pra mim, você acerta o gênero dos três percevejos Coreidae: Coreinae.
Os Leptoglossus (Anisoscelini), não me parecem ser L. zonatus, ambos são certamente adultos (percebe-se pelas asas bem desenvolvidas) e são de espécies diferentes. O primeiro, parece ser a segunda imagem na galeria de PyBio. Infelizmente, ele não está identificado na espécie, e não encontro nenhum outro que combina tão bem (talvez, com paciência, se ache em Coreoidea Species File. A segunda espécie, eu suspeito de L. katiae, infelizmente também, o exemplar da foto está mutilado, não dá pra ver se as "folhas" das pernas traseiras são reduzidas (mas se pode supor que sim, por outro do mesmo grupo).
O Hypselonotus (Coreini), não garanto a espécie também, mas pelos exemplares também em CSF, a variação de cor é grande, pode sim ser H. interruptus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário