Caro Cesar,
Mudei-me recentemente com minha família para uma casa em um Condomínio, na área rural do DF. Minha casa fica exatamente ao lado de uma Reserva, bastante preservada. Cerca de uma mês após a mudança, começamos a nos deparar com inúmeras aranhas, das mais variadas, em termos de cores, variando entre preto, cinza ou marrom, e de tamanho, sendo em geral pequenas, mas também já encontramos algumas de maior porte.
Minha maior preocupação é que tenho 5 filhos (5 anos, 3 anos, 2 anos - gémeos - e um recém nascido). As mais encontradas na parte interna da casa são duas, como mostra as fotos. Uma marrom e outra acinzentada. Gostaria de seu apoio na identificação e avaliação dos riscos para crianças. A medida que localize outras ou até fotos melhores, lhe enviarei. Tentei identificar pelos exemplos do site mas não consegui.
Muito obrigado,
Felipe, do Distrito Federal.
Felipe, infelizmente, está difícil dar uma certeza nestas aranhas. A primeira, tem pouco foco, mas eu suponho que possa ser Xeropigo tridentiger (Corinnidae). As marcas da segunda, me parecem mais típicas de Lycosidae, se fosse possível ver a configuração dos olhos dela eu conseguiria te afirmar com mais certeza.
Nenhuma das aranhas são perigosas, mas é bom tomar cuidado com as crianças. Elas podem ser capturadas vivas e devolvidas à natureza. Os bichos abatidos podem ser enviados para o endereço na página de aranhas e serem identificados precisamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário