segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Aranhas Tecedeiras em São Paulo

Olá cesar, prazer em te escrever e poder elogiar seu trabalho. Estou receoso com três exemplares: a) pequena, se posiciona em formato de X num vaso de dama da noite, quase sempre imóvel mesmo com movimentos próximos ou leves na teia, b) e c) não sei se são a mesma espécie são parecidas, podem aparecer em todo canto, vasos, bicicleta, são mais ativas qd tocadas. Poderia informar que tipo são e eventuais riscos. Acho que já apareceram no site, mas tenho dúvida. Suspeito q a primeira seja aquelas que dão em árvores e plantas, ótimas pra pegar insetos e picada dolorida mas sem veneno. As últimas me preocupam, pois tem se produzido com frequência, suspeito serem flamenguinhas, não lembro de São peçonhentas, etc. Aguardo seu veredito, abração
Gabriel de Marília, São Paulo.

    Gabriel, eu preciso te encorajar a fotografar as aranhas mais de perto pra dar certeza, mas crio que você identificou bem as aranhas.
     A primeira deve ser uma Argiope argentata (Araneidae), a picada dela deve doer, apenas por conjectura, por que não sei dela já ter picado alguém. Araneídeos têm veneno sim, mas ele não é perigoso.
     As outras parecem ser Latrocdectus geometricus (Theridiidae), de veneno neurotóxico, potente em humanos. Flamenguinha é um nome mais atribuído a L. curacaviensis, mais comum no Nordeste e o veneno dela é provavelmente mais potente. As viúvas eu recomendo tentar manter longe de casa, pra evitar acidentes.
     Obrigado, Gabriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário