quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Besouro do Fumo em São Paulo

Olá, 
Esse bichinho está aparecendo com frequência no apartamento, sem lugar predileto: colchão da cama, móveis de madeira, pia da cozinha e banheiro, enfim, não há um específico. Não é uma infestação, mas ele está presente todos os dias. Ao espreme-lo é possível ouvir o barulho quando ele "estoura", ou seja, sua capa protetora lembra um besouro. Ele tem 2 milimetros de tamanho, nunca foi visto voando, tem patas (ver a foto) e uma anteninha do lado direito. 
Não sabemos o que é, se representa algum perigo para a saúde, ou a forma de determinar se existe um ninho ou como exterminá-lo. Gostaríamos de sua ajuda para isso. 
Obrigado
Jose de São Paulo, capital. 
     Jose, eu tenho por mim que há uma infestação e há um lugar predileto, estes bichos espalhados pela casa estão fora do foco, se é apartamento, não duvido que seja um vizinho, ainda que seja difícil. O besourinho me parece o besouro-do-fumo ou caruncho-das-tulhas Lasioderma serricorne (Ptinidae: Xyletininae: Lasiodermini) e eles são uma praga de diversos produtos estocados como cereais, farinhas, ração para cachorro, frutas secas, temperos secos (páprica, em particular), flores secas, nozes, açúcar, grãos, sementes, estofamento de móveis, livros velhos e tabaco (IPS). É necessário encontrar o(s) foco(s) e descartá-lo(s) totalmente.
     Ainda que não tenha visto, eles são capazes de voar e têm também uma anteninha do lado esquerdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário