Sou do sul (Santa Catarina), mas por morar em um vale, nessa época do ano as temperaturas ficam muito altas. E é justamente na chegada do calor, que as aranhas começam a aparecer.
A primeira dessa espécie, deve ter aparecido há 5 semanas. Depois disso, vem aparecendo em torno de duas aranhas como essa por dia.
Existem muitas plantas, madeiras e folhas secas ao redor de casa. Acredito que elas estejam saindo dessas folhas.
Como você pode ver nas fotos anexadas, ela é muito parecida com a Lycosa Erythrognatha, mas não sei dizer se realmente é dessa espécie.
Agradeço se puder me ajudar. Fico no aguardo! Abraço.
Cristiano Raimondi de Ascurra, Santa Catarina.
Cristiano, esta não é uma aranha-lobo, mas uma aranha-armadeira Phoneutria sp. (Ctenidae), possivelmente na sua região ocorre apenas P. nigriventer. A peçonha destas aranhas é de efeito neurotóxico. a maioria dos acidentes são leves, mas considerados graves com crianças pequenas, sendo necessária a aplicação de soro.
Evitando que haja estas madeiras e folhas secas, locais onde podem se abrigar, a incidência de aranhas dentro de casa deve diminuir consideravelmente. Outra boa medida e fechar portas e janelas ao começar a escurecer e evitar que haja brechas por onde possam entrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário